Paris: 10 motivos para conhecer ou voltar
Se você ainda tem alguma dúvida sobre porque deve visitar ao menos uma vez Paris – a Cidade Luz, listamos alguns bons motivos para você se entusiasmar.
1) Os prédios e monumentos históricos:
Paris tem alguns dos prédios históricos e monumentos mais belos. Subir a Torre Eiffel, por exemplo, é programa imperdível, claro. Mas quando for subir, não economize: compre ingressos para ir até o topo para não se arrepender depois. 😉
Para citar somente mais alguns lugares imperdíveis: o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame – guarde fôlego para subir toda a escadaria até o topo, a Basílica de Sacre Coeur e o Museu do Louvre – mesmo que você não goste de museus, a arquitetura externa ao redor do famoso Louvre é de tirar o fôlego!
2) A cultura:
Paris é um deleite para os amantes de arte então, reserve um dia para visitar o museu do Louvre – é emocionante ver de perto todas aquelas obras que você só vê no livros e TV. Ainda no Louvre, se tiver disposição, visite também os riquíssimos aposentos de Napoleão e a área das antiguidades egípcias. Maravilhoso!
Outras opções são o Museu d’Orsay, o Museu Picasso, a arte moderna no Centro Pompidou e o Museu de l’Orangerie. Veja de perto as famosas esculturas de Rodin no Museu Rodin, incluindo a famosa “O Pensador”.
3) A história:
Paris é uma cidade muito antiga, berço de civilizações e palco de batalhas. Certamente há muita história para ser vista em Paris.
Visite a La Conciergerie, famosa prisão onde foram guilhotinadas diversas pessoas durante a Revolução Francesa na década de 1790. Aqui você poderá ver a cela de Maria Antonieta, que foi convertida em uma capela em sua memória.
Conheça O Museu das Armas, onde era o Hotel dos Inválidos, que foi construído no século XVII para abrigar os mutilados dos exércitos de Luís XIV e hoje conta a história de todas as guerras e batalhas mundiais através de suas armas.
Vá até o Palácio de Versailles, o castelo real e centro do poder da política francesa por um século, após o rei Louis se mudar para lá em 1682. É somente uma curta distância de Paris, mas vale muito a viagem.
4) Comida e vinhos:
Não deixe de ir as boulangeries e patisseries e provar os deliciosos pães e doces franceses. Nos restaurantes, peça sem medo o vinho da casa, normalmente mais barato do que um refrigerante e não deixe de experimentar os pratos típicos, como o Steak Tartare e a sopa de cebola gratinada. Prove também os famosos queijos franceses e, se seu orçamento permitir, os restaurantes gourmet. Mas se não puder, não se preocupe: a boa mesa está presente em todos os cantos da cidade luz.
5) As lojas e a moda:
Conheça as fantásticas lojas de departamentos Lafayette e Printemps, de uma volta pela Champs Elysèes, com suas fantásticas lojas de grandes estilistas ou visite os eventos de moda anuais.
6) Paris a pé:
O maior prazer de todos em Paris é andar a pé pela cidade entre um destino e outro ou contratar um guia para fazer um tour pela cidade. É fantástico caminhar pela cidade, observar os detalhes da arquitetura, observar as pessoas e se surpreender cada vez que você se depara com um monumento ou uma igreja. Os meios de transporte lá são ótimos e você pode utilizá-los para as maiores distâncias. Pode ser cansativo, mas vale muito a pena!
7) Parques e jardins:
Andar, descansar e tomar um café nos Jardins de Tuileries, no caminho entre o Museu do Louvre e a Avenida de Champs Elysees é imperdível. O lugar é lindo, cercado de estátuas e de verde.
Visite os Jardins de Luxembourg, talvez os jardins mais famosos de Paris, onde você pode, simplesmente sentar ao sol, ouvir música, jogar bocha ou ainda comprar o mel produzido nas colmeias do jardim no final do verão.
Passeie no Parque Monceau, que não está no roteiro turístico, mas que é lindo e não fica muito longe do Arco do Triunfo.
8) Passeio de barco pelo Rio Sena:
Fazer um passeio pelo rio Sena até o coração de Paris é outro programa imperdível. Você pode aproveitar a noite a jantar a bordo de alguns cruzeiros ou apenas relaxar e desfrutar das excelentes vistas, incluindo Notre Dame, o Louvre, a Torre Eiffel e as românticas pontes de Paris.
9) A vida noturna:
Paris tem uma vida noturna bastante agitada. Você pode optar pelos clubes de jazz, como o Autour de Midi ou o Le Duc des Lombards, mas o mais popular entre os turistas são os grandes shows em lugares como o Moulin Rouge, o Lido e o Crazy Horse, onde você pode comer e se divertir.
10) Parques Temáticos:
Quer uma boa dose de diversão na sua viagem? Então conheça a Disney Paris e o Parque do Asterix. Ótimo não só para os pequenos, mas também para toda a família.