A histórica e bela Colonia del Sacramento
A cidade uruguaia de Colonia del Sacramento fica a cerca de 180 km de distância da capital Montevidéu. Fundada pelo português Manuel Lobo em 1680 – é a única das Américas com origem portuguesa que não está no Brasil – tem o seu Bairro Histórico considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1995. Buenos Aires fica somente a 50 km de lá via ferryboat, no lado oposto do Rio da Prata.
Seu Bairro Histórico é muito charmoso, com suas construções e calçamento bem antigos, que nos fazem voltar no tempo. O cenário é ideal para os amantes de fotografia e casais apaixonados. No verão, é delicioso sentar nas mesas externas, iluminadas à velas, de um dos diversos restaurantes e apreciar o pôr do sol. Clima de romance total.
O que você não pode deixar de fazer:
– Passar pelo Portón de Campo. Reconstruído em 1745, é a entrada oficial do Bairro Histórico. Ladeado por uma muralha fortificada que nos anos de combates entre espanhóis e portugueses promovia a segurança da cidade.
– Subir no Faro de Colonia, o farol da cidade. Com 22,92m de altura e 34 m acima do nível do mar, você consegue ter uma linda visão de toda a cidade e do Rio da Prata. Vá preparado para subir muitos degraus, mas a paisagem vale a pena.
– Conhecer a Basílica del Santísimo Sacramento. Localizada na rua Vasconcellos, ao lado da praça. Bem em frente a igreja está a rua Portugal, com alguns carros antigos que rendem belíssimas fotos. 😉
– Calle de los Suspiros. Algumas lendas giram em torno da origem do nome desta rua: uns dizem que era por ela os escravos passavam antes de serem executados no rio, outros dizem que era onde moravam as prostitutas antigamente e outros ainda dizem que, por ser uma rua íngreme, os ventos quando sopram fortes lembram suspiros. Mas qualquer que seja a razão, esta rua estreita e tipicamente portuguesa com calçamento irregular e casarões da época colonial, com paredes de adobe e cores variadas, é muito charmosa. Aproveite para entrar na Galería de los Suspiros, um atelier com peças de artistas uruguaios com um gracioso jardim nos fundos da casa.
– Por do sol no Rio da Prata. Um espetáculo lindo, especialmente em um cenário tão especial como o Bairro Histórico.
Acho que o ideal é ficar pelo menos dois dias em Colonia, para explorar com carinho todos os detalhes desta cidadezinha encantadora, mas você pode ver tudo em um só dia.
Dica: Se você estiver de carro e quiser aproveitar para conhecer a vizinha Buenos Aires, você pode deixar seu carro em um dos diversos estacionamentos próximos do porto ao custo de 200 Pesos Uruguaios (mais ou menos R$25,00) ao dia. Os valores para a travessia variam bastante conforme dia e horário. Você pode consultar no site do Buquebus. A Empresa SeaCat também faz a travessia e em alguns horários usa os mesmos ferrys da Buquebus com preços bem menores. Vale a pena se informar antes de comprar.
Curiosidade: Fiquei surpresa com a quantidade de libélulas em Colonia e em Punta del Este. São realmente muitas! É possível observar isso na foto que fiz de cima do farol, na abertura deste post.
Oi Patrícia, belas dicas… estive em Colonia em julho/2015. Lugar lindo, mas não haviam libélulas hahah. Quando vi a foto achei que era sujeira na lente… ah.. e belas fotos. Parabéns.
Olá Leandro! O lugar é realmente maravilhoso e ficamos muito impressionados, mesmo, com o número de libélulas. Nunca tinha visto algo assim. Obrigada pelo elogio às fotos e volte sempre no blog! Abs, Patrícia.