Ovo cru (ou quase) na França

Steak Tartare
Steak Tartare

Em novembro de 2012, viajamos à França a fim de conhecer Paris, as cidades da Normandia e o Vale do Loire. Mas além dos belíssimos castelos e paisagens, uma coisa nos chamou a atenção: preparos utilizando ovo cru ou praticamente sem cozimento. Em várias cidades e em diversos pratos diferentes fomos surpreendidos por um “zóiudo” cru, olhando pra gente.

As experiências

Na verdade, não tenho problemas com ovo com pouco cozimento. Já havia experimentado o tradicional Steak Tartare (veja a receita no fim) aqui no Brasil antes da viagem, mas nessa ocasião o ovo já estava incorporado à carne. Porém… quando você recebe um Steak Tartare cujo ovo cru vem no topo e não incorporado na carne, fica espantado. Isso aconteceu em um restaurante chamado Taverne Des Deux Augustins em Etretat, belíssima praia com falésias ao norte de Paris. Já em Angers e em Versailles, a surpresa ficou com o crepe salgado (chamado na França de Galette), onde o dito cujo ficava bem no meio da massa, com a clara meio branca, meio transparente.

Mas o maior susto foi em um pub chamado Au Bureau na cidade de Blois, onde pedi um simples macarrão à Carbonara, achando que iria ahazar… só que não. A gema crua veio brilhante por cima do macarrão com o molho branco e bacon. Em minha inocência pensei: vou misturar tudo enquanto o molho está quentinho. Mas o molho não estava quentinho. Ok, o macarrão foi devorado de qualquer forma e estava muito bom, diga-se de passagem.

Conselho de amiga 😉

Se você pretende viajar para a França mas nem imagina a ideia de comer ovo com a gema mole (ou crua) e a clara transparente, evite qualquer prato que contenha œuf (ovo em francês) ou pergunte ao garçom para não correr o risco. Mas, se você gosta ou quer arriscar, procure lugares confiáveis para comer, para não ter problemas de saúde (temível salmonela, que pode acabar com sua viagem).

E então? Já passou por alguma situação parecida? Conte-nos como se saiu! =D

Faça você mesmo:

Steak Tartare (Receita para 6 pessoas)
(fonte: Olivier Anquier)

Ingredientes:

– 1,5 kg de filé mignon limpo (a carne precisa ser fresca)
– 6 gemas de ovos
– 2 cebolas pequenas bem picadas
– 2 colheres (sopa) de alcaparras bem picadas
– Folhas de manjericão picadas finamente
– 3 colheres (sopa) de molho inglês
– 2 colheres (sopa) de ketchup
– 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
– Salsinha picada para decorar
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora (pode ser Tabasco ou outra que preferir), a gosto

Preparo:

– Retire os nervos e pique a carne finamente com a faca. Você pode também comprá-la já moída (somente uma passagem no moedor);

– Junte todos os ingredientes picados e misture bem;

– Acrescente as gemas e misture até formar uma pasta;

– Adicione o molho inglês e vá colocando ketchup, mostarda, pimenta e sal aos poucos, testando sempre até chegar ao ponto desejado do tempero;

– Decore com salsinha e um fio de azeite;

– Deixe resfriar na geladeira antes de servir.

Sirva com batatas fritas, o tradicional francês, ou uma salada de folhas verdes.

Patrícia Dias

Web designer por vocação e apaixonada por viagens e culinária decidiu unir tudo e criar o site Viajera, espaço para compartilhar com o mundo suas impressões e sensações.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.