Christiania, a cidade livre de Copenhague
Christiania é uma cidade autoproclamada independente dentro de Copenhague. Ela foi fundada na década de 70 por hippies que tomaram posse de uma série de galpões militares abandonados. Hoje, a área é tomada por centenas de construções de todas as cores e tamanhos, com os antigos galpões ainda de pé e uma série de casas cheias de tons e detalhes, flores e esculturas nos jardins.
Christiania é uma surpresa para os sentidos e vale muito a pena visitar. Meu namorado e eu a encontramos por acaso, quando estávamos andando sem rumo pelo centro da cidade. Lá dentro, graffiti, pinturas, arte e cultura por todos os lados, palco para shows, além uma feirinha de artesanato, restaurantes, e a cerveja orgânica local, a Christiania Thy Pilsner. Um programa legal é sentar no parque ao pôr do sol, tomando sua Christiania e curtindo boa música.
Em Christinia, é proibido tirar fotos. Acontece que ali é o grande centro de compra e venda de cannabis da cidade e os comerciantes preferem se manter longe do olhar do público. Maconha e outras ‘drogas leves’ são vendidas como numa feira – com o detalhe que as tendas são meio cobertas para preservar a privacidade dos comerciantes. Os usuários são livres para fumar pelas ruas ou no parque, desde que se mantenham afastados dos restaurantes. Drogas pesadas são proibidas, assim como violência, armamento, munição e coletes à prova de balas. Correr também não pode. Em respeito às leis locais, eu só tirei foto do muro do lado de fora, mas uma busca no google mostra uma série de imagens bem interessantes de lá.
Na saída, um aviso grande diz que você está entrando na União Européia – e você vai embora meio triste pensando nas fotos incríveis que não tirou.